quarta-feira, 1 de julho de 2009

E se o relógio da vida corresse ao contrário?


Nasceríamos velhos, enrugados e doentes, teríamos que, ainda na infância, superar a morte que seria uma iminência constante. Não teríamos a disposição de um corpo jovem e novo, mas sim as limitações que chegam com o tempo, conforme a ordem cronológica de hoje. Mas a medida que o tempo fosse passando, nos tornaríamos mais sadios e cheios de disposição para a vida, assim como mais sábios e amadurecidos.

Quantas vezes você já ouviu um avô dizer que a vida seria bem melhor se tivesse, enquanto jovem, a sabedoria que só a maturidade traz?

É isso o que me faz questionar a ordem da vida. Que sentido faz sermos sábios e cheios de experiências quando o corpo já não pode mais realizar muita coisa? Será que basta somente ensinar? Passar aos mais jovens o que se aprendeu durante toda uma vida de dores, alegrias e desafios?

Com 31 anos de idade, só penso que queria, hoje mesmo, ser sábia como minha avó. Ansiedade? Pode ser, mas também uma certa angústia de saber que no futuro, quando tiver 77 anos, não me contentarei em não poder viver com toda a plenitude essa sabedoria tão especial que uma vida toda traz.

Suspeito que a depressão, doença tão comum na terceira idade, tenha muito a ver com isso. Eles chegam lá e percebem o quanto tudo poderia ter sido diferente. A impossibilidade de voltar no tempo e corrigir os erros cometidos é algo que assusta!

O sentido para as coisas serem como são, talvez passe pela questão do aprendizado. É a única explicação que me convence. Somos, ainda, seres pequenos e com pouca Luz, necessitamos sentir essa dor, de não conseguir corrigir certos erros para que consigamos crescer um bocadinho.

O que podemos fazer para remediar a questão? Ouvir os mais velhos, aprender com a experiência deles e tentar não deixar tanto por fazer, pois só assim teremos uma velhice com menos arrependimentos na conta da vida!

3 comentários:

Marina disse...

se a gente pudesse inverter terminariamos sendo um grande e gostoso orgasmo!!!
de quem eh essa frase mesmo? nao me lembro mas de alguem bem esperto
bjs bjs

Anônimo disse...

Texto lindissimo.Escorre vida,sensibilidade, amor.Fome de mundo, de ternura.Revejo-me em cada palavra.Em cada imagem. Revejo-me em ti. amo-te.

Carlos SA disse...

ah o ser humano... sempre querendo brincar de Deus. O filme é essa brincadeira tambem. Mas aceitar a vida do jeito que ela é, é o primeiro passo pro crescimento. Por que é perda de tempo sonhar com possibilidades inviaveis. Posso estar sendo um pouco cruel, mas vejo que o tempo é algo valioso pra gente ficar .... perdendo tempo. Ora, se voce sabe qual o caminho, trilhe. Se sua vó passa essa serenidade, procure saber o que ela fez pra isso e faça. Lennon dizia um pouco antes de morrer que não trocaria um dia dos seus 40 anos por toda a sua juventude. Será? Ou é a fabula da raposa e das uvas? Todas as idades são uteis e lindas e a vida é perfeita como ela é. Falei e disse. Carlos SA