segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

2017, o ano de Saturno

Que Saturno tem má fama, nem é preciso dizer. Na mitologia grega ele é Cronos, o senhor do tempo que engole a cria viva.
De forma simplista associa- se Saturno à miséria, limitações e dificuldades, mas, à parte disso, é preciso dizer que essa energia é muito mal compreendida. Saturno é a ordem, sem ele apenas o caos poderia existir. É a lei do carma, que a tudo rege no universo.
É fato que Saturno nos exige consciência sobre o que realmente importa, disciplina e mais vontade e persistência com a vida que estamos construindo. Experimentaremos os resultados das nossas ações para aprendermos a discernir sobre o certo e errado de maneira primordial.
O ciclo poderá trazer a famosa colheita. E aí, muita gente se apavora. Mas, outros tantos comemoram. A depender do que estiveram fazendo.
Saturno é considerado um planeta transpessoal, o que quer dizer que influencia não só o indivíduo, mas também o coletivo. Teremos a experiência individualmente, de acordo com a casa astrológica ativada pelo trânsito de Saturno em 2017, mas, também participaremos de eventos que atingem a todos.
Não podemos mais ignorar os efeitos negativos da existência humana sobre o planeta Terra e como isso volta para nós. Saturno nos chama para essa realidade. Temos que sentir a dor do outro para saber que é nossa também? Então, sentiremos.


Adamastor, Lisboa por Débora Gregorino

Para cada um Saturno atuará numa área diferente em 2017, mas a tônica é sempre a mesma. É necessário vencer as barreiras que nos impedem de ir além com persistência e paciência, assim como nos responsabilizarmos pelos nossos atos. Agir em concordância com a lei do carma ou com a consciência de que iremos colher o que plantamos. 

Abaixo, a previsão para cada signo baseada no trânsito de Saturno pelo signo de Sagitário, onde ele estará por todo o ano de 2017. Se você conhece o seu mapa astral e sabe qual casa astrológica é regida por Sagitário, leia o texto correspondente à essa casa.


Áries
Saturno na casa 9 – estudos superiores, valores éticos e morais, viagens longas
Amadurecer pode ser um processo difícil quando você se nega. No ano de Saturno a sua gritaria não fará qualquer sentido. É tempo de ouvir os mais experientes, abaixar a cabeça e aceitar que ainda tem muito o que aprender. Você terá um ano extraordinário, se puder controlar o ego e não permitir que ele estrague as melhores oportunidades de evolução. Algumas vezes, o caminho escolhido poderá se mostrar inviável e será preciso vencer o orgulho para admitir e mudar a rota. Não se demore neste lugar, passe logo para a próxima etapa que é consertar o erro.

Touro
Saturna na casa 8 – transformações
Está em dúvida entre casar ou comprar uma bicicleta? Exercícios físicos fazem muito bem para a sua saúde. As transformações maiores ainda estão por vir, mas não tão já. O ano de Saturno pode servir como uma preparação para o que virá. Você deve passar mais tempo em contato com a sua própria voz interior, refletir sobre o que deseja para si e como se planejar para chegar lá.
Parece fim de festa, mas, na verdade, é fim de uma e começo de outra e você poderá se divertir mais dançando sozinho. 
Depender dos recursos do parceiro é fria. Colocar em prático o que aprendeu com os erros passados pode ser muito útil. 

Gêmeos
Saturno na casa 7 – parcerias profissionais e casamento
Em alguns relacionamentos você reconhece as dificuldades, mas ainda assim vê motivo para seguir investindo o seu tempo e a sua energia. O que já existe e tem estrutura tende a passar por uma crise, mas ainda assim perdurar. Algumas relações vão ruir, pois foram construídas sobre bases muito frágeis. O que limita ou suga sua energia de forma negativa deve acabar também.
Tudo o que você projetar em parceria poderá demorar mais para se concretizar, pois o tempo do outro é diferente do seu, mas, ainda assim, pode ser um aprendizado fazer planos de longo prazo com alguém.
 
Câncer
Saturno na casa 6 – rotina de vida e saúde
Você poderá aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do seu organismo, sua saúde e também ter a justa noção das consequências das suas escolhas diárias. O ano de Saturno chamará você a cuidar melhor da saúde e a cumprir as obrigações rotineiras com mais rigor. Algumas mudanças de hábitos, que favorecem o bem-estar, poderão ser impostas.
O trabalho deve exigir mais e em alguns momentos você poderá se sentir sobrecarregado. A recompensa virá em forma de estabilidade para quem se dedicar com foco e persistência.

Leão
Saturno na casa 5 – criatividade, filhos, romances e prazeres 
O seu prazer estará diretamente ligado à estabilidade que você pode proporcionar a quem você ama, seja um filho ou o par. Muitas vezes você sacrificará a própria vontade para que todos fiquem bem, o que certamente acarretará conflitos internos que não fazem bem ao seu coração. O seu desafio é ser responsável com os seus, mas sem perder a sua própria identidade. Poderá haver limitação criativa e da sua autenticidade, caso você não se permita o precioso tempo para si mesmo.
Viagem de férias ou eventos especiais devem ser planejados com bastante antecedência para que tudo dê certo.  

Virgem
Saturno na casa 4 – lar e família
 Os mais idosos exigem atenção e cuidado especiais, assim como a estrutura da sua casa e/ou da sua família. O ano de Saturno trará a possibilidade de resolver problemas muito antigos com os seus pais. Pode ser bom passar a história a limpo e iluminar as partes mais escuras. A compreensão por si só não cura as mágoas, mas, ajuda, é parte fundamental do processo.
Pode ser um ano especialmente favorável para construir uma casa, a sua. Mas, faça algo sólido e não ostente. Saturno valoriza o que é simples e capaz de resistir ao tempo.  

Libra
Saturno na casa 3 – comunicação e viagens curtas
A sua palavra tem destaque, relevância e credibilidade. Você deve ser ouvido por muitas pessoas e terá que se responsabilizar pelo que expressa. Tenha em mente a abrangência de tudo o que emanar, pois reverberará por muito tempo e poderá causar mudanças que talvez nem você próprio possa imaginar.
Viagens poderão ser mais raras e com isso você poderá se sentir um pouco estagnado, mas nada impede que você explore a sua própria região. A vizinhança pode ser atraente e conter muita história.  

Escorpião
Saturno na casa 2 – finanças e recursos materiais
Quanto vale a sua liberdade? Ah, não tem preço? Olha que tem. Agora você fará essa conta e isso ficará muito claro.
Consumir é um ato político dos mais poderosos neste momento. Você ajuda a definir o futuro da humanidade cada vez que escolhe como ganhar ou gastar os seus recursos materiais. Essa é a reflexão que Saturno trará para o seu 2017.
Terá mais consciência sobre a forma como está gerindo seus recursos e como isso impactará a sua vida em longo prazo também. Talvez você sinta necessidade de se ser mais independente e busque isso, mas precisará esperar o tempo certo para promover mudanças.

Sagitário
Saturno na casa 1 – ascendente, expressão pessoal
Aos olhos dos outros você parecerá mais maduro e experiente, mas também mais autoritário, ranzinza e inflexível. A expressão é altiva e as vezes pode transmitir frieza. Mas, ainda assim, as pessoas tendem a confiar a você as mais altas missões, pois o veem como um mestre.
Não importa a sua idade cronológica, você sentirá que o corpo está envelhecendo e poderá ter algum tipo de crise com relação a isso ou não, tudo depende de como você encara essa questão. Não faz sentido lutar contra a ação do tempo. É necessário viver todas as fases.

Capricórnio
Saturno na casa 12 –  inconsciente
O medo do futuro ganha intensidade e você terá que o combater com toda a sua luz. Questões que estão para emergir podem vir com força total e você não poderá ignora-las. Terá que agir para resolver. Pode ser um bom momento para terapias que visam curar traumas.  O ano de Saturno é uma oportunidade para você se entender com os seus fantasmas todos, iluminar e colocar ordem na bagunça do seu quarto escuro.
Você não pode controlar o que está por vir, mas pode vibrar em sintonia com o que deseja viver e, para tanto, é necessário se livrar de alguns condicionamentos gerados por desapontamentos passados.

Aquário
Saturno na casa 11 – projetos futuros e amizades
Onde e como você estará daqui a dez anos? Saturno incomoda quando lança essa pergunta aos que não gostam de fazer planos muito rígidos ou não cultivam uma vida estável, do ponto de vista dele. Você pode sentir maior necessidade de estruturar algo para ser duradouro e talvez não saiba como, terá que aprender. Sem ansiedade ou atropelos, apenas persista no mesmo caminho ao invés de mudar à cada novo aceno interessante que receber. O desafio aqui é aprender com cada dificuldade ao invés de desistir por causa delas.
Alguns amigos poderão se distanciar, outros farão a diferença com sábios conselhos.

Peixes
Saturno na casa 10 – meio do céu, carreira e rumo de vida
Você não pode mais agir de forma inconsequente no tocante as suas escolhas mais importantes, as que definem o rumo da sua vida. Agora é necessário pesar racionalmente os prós e contras de cada decisão.
O ano de Saturno trará amadurecimento profissional e com isso também uma maior carga de responsabilidade. Você poderá ocupar posição de liderança e será reconhecido por isso, mas também muito cobrado. Muitas oportunidades de dar forma prática às suas ideias surgirão e você poderá tirar proveito disso para eternizar a sua obra.
Que tal escrever um livro?





Nenhum comentário: