terça-feira, 17 de março de 2020



Imagine o que é testemunhar o fim de uma era de dois mil anos e o início de outra.

É isso o que está acontecendo aqui e agora, comigo, com você e todo mundo. Estamos entre as eras de Peixes e Aquário.
Inícios e finais de ciclos tendem ser os períodos mais marcantes. Em época de transição não é a harmonia que reina e sim o caos.  E caos tem tudo a ver com Aquário, pois esse rege o inesperado. É ele, o caos, que pode trazer mudanças essenciais, que faz a gente ver o que antes era impossível.


O fim da era de Peixes nos deixa a par da nossa fragilidade física, mas fortalece o emocional. Não há alternativa diante do medo, a não ser enfrentar com coragem.
A empatia é a lição que fica. Se não estiver bom para todos, não está bom para ninguém.
Agora, a nossa forma de viver, sentir, pensar, estar no mundo, está mudando. Aquário, signo regente da nova era,  abarca o humanitarismo e a tecnologia e os dois conceitos precisam caminhar juntos para que a sociedade evolua.

Muitas teorias cabem aqui sobre o nosso futuro. Cito algumas que fazem parte do imaginário coletivo: seremos uma sociedade ainda mais automatizada e o trabalho humano não terá mais lugar. A inteligência artificial vai superar a humana. (... )

Nossa sociedade está moldada para pensar o trabalho como a principal razão para a vida. Mas, talvez estejamos diante de uma era totalmente diferente.
Muitas novas profissões irão surgir, outras tantas desaparecer, mas é muito provável que a gente tenha mais tempo para desenvolver outras áreas da vida, outros potenciais adormecidos em nós.

O mais relevante nesse momento é pensar lá frente, na pós transição. Como  o mundo estará daqui algum tempo? Quem conseguir fazer essa reflexão, certamente iluminará o caminho para outros. Aquário reina sobre o absurdo, as situações que a gente costuma ver somente na ficção. O início dessa era pode nos trazer esse sentimento. Somos os humanos que estão testemunhando a grande mudança de paradigma.
O signo do coletivo pode nos fazer perder a individualidade? E se sim, o que isso representa?

Eu ainda estou tentando entender tudo isso. Não tenho todas as respostas, até porque Aquário é o signo do imprevisível.
A sensação inicial é a de viver o apocalipse. O fim é tão inevitável quanto o começo de um mundo novo. Mas, em meio a tantas incertezas, uma coisa me parece óbvia: se estamos aqui, agora, estamos preparados para viver o que está por vir e para contribuir com a mudança.

Nenhum comentário: