domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa - A transformação que a Santa Igreja não faz

O que a Igreja Católica, em nome de Jesus, promoveu nos seus XXI séculos de existência não tem muito a ver com a mensagem de Amor que eles próprios transmitem e está a milênios de distância da essência das palavras do Mestre. Se a Páscoa simboliza um momento de transformação, então que seja a Santa Igreja a primeira a vivenciar este verdadeiro propósito.

Que sentido faz continuar perseguindo as mulheres, subjugando-as e menosprezando a sua força no mundo?

No último 8 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, e a contribuição da Santa Igreja às comemorações foi, na véspera, ter excomungado a menina pernambucana grávida de gêmeos com 9 anos de idade, que fora abusada sexualmente por seu padrasto, por ter abortado. Excomungou-a e a todos os envolvidos, menos o abusador confesso, insanamente alegando que há crimes e crimes, mas o aborto é mais grave do que o abuso sofrido pela criança, neste caso.

( ler notícia no link abaixo)
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090307/not_imp334923,0.php

Como se reafirmar, nos tempos de hoje, que as mulheres (e nem vamos falar de crianças abusadas por aqueles que deveriam protegê-las) não têm o direito de decidir sobre o que fazer com seus próprios corpos fosse pouco, a Santa Igreja, no dia seguinte ao dia da mulher nos deu outra pérola. Pronunciou-se através do jornal do Vaticano dizendo que a máquina de lavar roupas fez mais pela independência feminina do que a pílula anticoncepcional e o direito ao trabalho fora do lar.

(ler notícia no link abaixo)
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,maquina-de-lavar-fez-mais-pela-mulher-do-que-a-pilula-vaticano,335773,0.htm

Enquanto aquela que é a maior e mais poderosa instituição religiosa do planeta não mudar seus paradigmas e olhar com mais respeito para as mulheres, admitindo que somos muito mais do que donas de casa, e que há atividades mais relevantes em nossas vidas do que lavar roupas sujas, a Páscoa continuará a ser apenas um boom nas vendas de chocolate.

O verdadeiro sentido se perde quando aqueles que o pregam não o seguem. E é sobre isso que sugiro que meditemos nesta Páscoa. Seja você católico ou não, separe um momento do seu domingo para descobrir em si o que precisa ser transformado e mude! Dê exemplos positivos e plante a sua semente de Amor no mundo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo e pertinente texto. Um sábio dedo bem colocado na longa ferida da Igreja.

E sim, a Páscoa é mesmo um momento de transformação, de ascese. A Igreja bem que podia dar o exemplo.

Parabéns pela estética e pela inteligência do texto.

Coninue, Débora Gregorino. O mundo,da lua ou este terreno, precisa de mais gente com a sua coragem.