quarta-feira, 15 de abril de 2009

Persépolis



Persépolis é a obra de Marjane Satrapi, uma iraniana que soube bem o que fazer com toda a liberdade e incentivo intelectual que recebeu dos pais. Nasceu numa família politizada e moderna, estudou em uma escola francesa laica e vivenciou na pele, também, toda a opressão que o regime islâmico impõe ao povo do Irã, especialmente as mulheres. Esta marcante história em quadrinhos conta a saga da menina Marjane, que desde os seis anos de idade quer ser profeta, em paralelo à queda do Xá numa violenta revolução popular em 1979. À partir desta, que é conhecida como a Revolução Islâmica, o regime é o Xiismo. A tolerância com quem não aceita-o não existe, e a violência é a base de toda ação repressora.

Uma emocionante autobiografia em quadrinhos onde ela relata desde como se sentia ao ser obrigada a usar o véu à partir dos 7 anos de idade, quando também foi separada dos amigos do sexo oposto na escola, até a verdadeira história da Pérsia. Num mundo onde jasmins no seio da avó convivem em harmonia com presos políticos, perseguições e torturas, Persépolis é uma rara luz, uma voz que grita com ansiedade para o mundo ouvir “Olhem para cá e façam alguma coisa para mudar isso!".

O livro que pode ser encontrado em volumes, 4 ao todo, ou em uma única edição, virou filme! Vale muito dar uma espiada. Persépolis - Marjane Satapri - Cia das Letras

Link para o trailer do filme
http://www.youtube.com/watch?v=3PXHeKuBzPY



Nenhum comentário: